sábado, 16 de fevereiro de 2013

Solidão





Um sentimento? Uma escolha?

“As pessoas podem sentir solidão por muitas razões e muitos eventos da vida estão associados a ela”. A falta de amizades durante a infância e adolescência ou a falta de pessoas interessantes podem desencadear não só a solidão, mas também a depressão e o celibato involuntário. Ao mesmo tempo, a solidão pode ser um sintoma de outro problema social ou psicológico, que deveria ser tratado.
Muitas pessoas passam pela experiência da solidão pela primeira vez quando são deixadas sozinhas quando crianças. É um pensamento muito comum, embora temporário, em consequência de um divórcio ou a perda de algum relacionamento afetivo de longa duração. Nesses casos, a solidão pode ocorrer tanto por causa da perda do outro indivíduo quanto pelo afastamento do círculo social do quais ambos fazia parte, causado pela tristeza associada ao evento.
A perda de alguém significativo na vida de uma pessoa tipicamente provoca um período de lamentação, onde o indivíduo sente-se sozinho mesmo na presença de outros. A solidão pode ocorrer também após o nascimento de uma criança, um casamento ou outro evento socialmente disruptivo, como a mudança de um estudante para um campus universitário. A solidão pode ocorrer dentro de um casamento ou relacionamentos íntimos similares quando há raiva, ressentimento ou quando o amor dado não é correspondido. Pode também representar uma disfunção de comunicação. “Aprender a lidar com mudanças de estilos de vida é essencial para superar a solidão.”

Existem muitas formas que explicam este “estado social” (ou não) o importante vale constatar que nunca estaremos completamente sós. Neste mundo existem pessoas que sentem profundo vazio na alma mesmo estando ao lado de gente leve e descontraída, mesmo estando ao lado de gente que em ambientes diversos (trabalho, religião, etc...) acontece que por necessidade algumas pessoas acabam indo parar longe de seus familiares, amigos de escola, namorado (a) e então talvez se a pessoa não pirou até agora é porque a mesma detém de um equilíbrio emocional muito forte. A solidão às vezes afeta de uma maneira que talvez um carinho ou um afeto que a pessoa recebe já seja muito.
E hoje em dia é muito difícil o acolhimento por motivos diversos. Ter que ser só e morar só tem suas vantagens e também suas consequências que são muito duras.
O fato é que estou escrevendo isto por se deparar em uma situação que hoje talvez me encontre, ou talvez tenha que passar por esta fase. Esta talvez seja a sina que eu escolhi, não sei, o que realmente sei é que ser só é muito melhor que estar mau acompanhado. E talvez seja melhor assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário