quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Clichê?

No dicionário:
“Um clichê (do francês cliché), chavão ou lugar-comum na linguagem tipográfica diz respeito a uma matriz geralmente feita em metal cuja técnica é a mesma usada na linotipia ou anterior a essa na xilogravura, de tão aplicada em outros meios a palavra se tornou uma expressão idiomática de tudo que diz respeito à repetição seriado etc, e em alguns casos desgastou-se ou desviou o sentido se tornando algo que gera uma má interpretação em vez de dar outro efeito.”



O que você acha clichê? Ou que você entende por isso?
Eu já assisti na televisão várias novelas (confessando aqui) e na maioria delas parava no meio e dizia fulano é irmão de beltrano e não dava outra depois de muitos capítulos para frente iria se descobrir que de fato isso era verdade, mas Ricardo você é um vidente? Não, apenas identifiquei um padrão em seus roteiros.
Enquanto há um padrão você irá sempre identificar uma coisa ou outra em uma determinada série ou em uma determinada peça ou até em uma determinada novela que assim for. Isso faz com que algo seja clichê seja maçante e até chato muitas vezes.
Diria até que muitas das séries seguem um padrão isso é comum todos seguem, pois ser criativo o tempo todo demanda muito tempo, por mais que haja coerência na padronização das histórias você nunca iria dizer que um filme de comédia poderia ser igual a o outro tendo diretores diferentes em uma mesma franquia? Algo poderia seguir sim, porém duas pessoas não pensam iguais
Esse padrão existe e muitos diretores, autores e até mesmo escritores possuem um; não ache que sempre irá achar e ficar procurando padrões em franquias é muito chato vamos curtir desde que não seja clichê.


By Ricardo Melo.
Fonte: Wikipédia.

3 comentários:

  1. Clichet!
    Fuja dele!

    Alezim

    ResponderExcluir
  2. fico feliz que tenha gostado do texto! e bom, dinheiro: um assunto que gera guerras. mas não temos escolha. o mundo é movido por essas verdinhas!

    ResponderExcluir